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Protocolos de Prevenção do COVID-19
adotados pelos Chalés Santa Catarina

PROTOCOLOS DE PREVENÇÃO DE COVID-19:

Seguimos o manual de boas práticas para a hotelaria na prevenção do COVID-19 elaborado pelo Ministério do Turismo, a Cartilha de Protocolos Preventivos do COVID-19 do município de Socorro e algumas medidas preventivas extras entendidas pela direção dos Chalés Santa Catarina como necessárias para uma maior segurança e conforto de nossos hóspedes, funcionários e cidadãos socorrenses.

        PROTOCOLOS NO CHECK-IN:

  1. O uso de máscara facial (cobrindo o nariz e a boca) é obrigatório nas áreas sociais. Oferecemos máscaras faciais como cortesia aos hóspedes já no check-in, caso tenham esquecido de trazer as suas;

  2. É obrigatório o distanciamento físico de, no mínimo 1,5 metros, entre as pessoas presentes em nosso estabelecimento e que não estejam viajando juntas;

  3. Reforçamos a prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar e jogá-lo no lixo);

  4. Incentivamos que os hóspedes lavem as mãos com frequência e a usarem álcool gel sempre que possível;

  5. Recomendamos que os hóspedes higienizem com frequência os objetos pessoais (como celulares, óculos, chaves, canetas, carteiras, cartões de crédito, teclados, mouses);

  6. Disponibilizamos 01 (um) frasco de álcool em gel 70% em cada chalé, que pode ser usado pelo hóspede durante a sua permanência conosco;

  7. TAPETE ANTIVÍRUS: Na entrada de cada chalé, disponibilizamos tapete antivírus para a higienização e desinfecção dos sapatos. O produto utilizado é água sanitária ou cloro diluído em água e é reposto diariamente;

  8. Todo material de contato com o hóspede como: chave do chalé, controle remoto do portão, prancheta, ficha de cadastro, caneta e máquina de cartão de crédito é higienizado com álcool em gel 70% sempre após cada uso;

    PROTOCOLOS RECOMENDADOS AOS HÓSPEDES QUANDO DENTRO DO CHALÉ:

  9. Garanta a máxima circulação de ar, deixando ao menos, 01 (uma) porta ou 01 (uma) janela aberta;

  10. Nunca descartar máscaras, luvas ou similares descartáveis juntamente com materiais recicláveis. Recomendamos o descarte das máscaras no lixo do banheiro;

  11. Os serviços de frigobar estão suspensos durante a pandemia;

  12. No caso de usar serviço de delivery de restaurantes, recomendamos utilizar máscara facial durante a interação com o motoboy, higienizar com esponja com água e sabão as sacolas e recipientes entregues antes do consumo, assim como higienizar o cartão de crédito com álcool em gel (caso o tenha utilizado);

    PROTOCOLOS DO SERVIÇO DE ARRUMAÇÃO DIÁRIO DE CADA CHALÉ:

  13. O serviço de arrumação diário somente será feito desde que o hóspede não se encontre no ambiente durante a arrumação. Caso o hóspede prefira que o serviço não seja feito, basta sinalizar com a placa de “não perturbe”;

  14. A limpeza da unidade habitacional deve acontecer com o ambiente ventilado, deixando portas e janelas abertas e ar condicionado desligado;

  15. O lixo do chalé é removido durante o serviço de arrumação diário para evitar acúmulo. Todas as lixeiras possuem sacos plásticos a fim de evitar que fluidos corpóreos tenham contato com a lixeira;

  16. Durante o serviço de arrumação, as toalhas podem ser trocadas diariamente, conforme desejo do hóspede (basta deixá-las no chão). Já a roupa de cama é trocada dia sim, dia não;

  17. Na limpeza, são utilizados desinfetantes para uso geral (normalmente à base de cloro, álcoois, fenóis e quaternário de amônio) devidamente registrados junto à Anvisa;

  18. Na limpeza das louças, utilizamos detergentes próprios para lavagem da louça;

  19. Não há serviço de arrumação de quarto no dia de check-out;

    PROTOCOLOS DE LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DE CADA CHALÉ (UNIDADE HABITACIONAL):

  20. Ao final da estada de um hóspede e antes da entrada do novo hóspede, a limpeza e desinfecção completa da unidade habitacional é realizada, com produtos de higiene específicos e com protocolos de segurança para o funcionário, que estará equipado com os equipamentos de proteção individual (EPIs), como avental e máscara facial (cobrindo o nariz e a boca);

  21. A limpeza da unidade habitacional deve acontecer com o ambiente ventilado, deixando portas e janelas abertas e ar condicionado desligado;

  22. Primeiramente é feito a remoção do enxoval do quarto (roupa de cama e banho). Ao remover a roupa de cama, o profissional deverá retirá-la sem sacudir, enrolando-a no sentido de dentro para fora (dentro: parte em contato com o colchão. Fora: parte em contato com o hóspede), fazendo um “embrulho”). Levamos as roupas até a lavanderia e acondicionamos em sacos ou containers plásticos de forma a evitar o contato direto. A lavagem e higienização da roupa de cama e de banho é feita com detergentes próprios devidamente registrados pela Anvisa, para este tipo de material;
         a.  Caso exista caso suspeito de Covid-19 em alguma unidade habitacional, o enxoval coletado é retirado, identificado e lavado  separadamente do restante imediatamente.

  23. Depois é feita a retirada do lixo. Os resíduos recolhidos no quarto devem são acondicionados em saco plástico (respeitando 2/3 da capacidade), que é fechado e levado à lixeira externa;   
          a.  Caso exista caso suspeito de Covid-19 em alguma unidade habitacional, o lixo coletado é ensacado separadamente, identificado e descartado na central de resíduos sólidos do município.

  24. Por fim, inicia-se a limpeza e desinfecção completa da unidade habitacional. Na limpeza, são utilizados desinfetantes para uso geral (normalmente à base de cloro, álcoois, fenóis e quaternário de amônio) devidamente registrados junto à Anvisa. A limpeza das superfícies é feita com pano embebido com água e um dos desinfetantes mencionados acima, de acordo com cada ambiente (se banheiro, cozinha ou quarto) e a secagem é feita com um pano seco e limpo;

  25. Adotamos medidas extras para higienização das superfícies e objetos de toques frequentes como, maçanetas, manoplas, interruptores, amenities, cadeiras, controles remotos e outros, com o uso de álcool em gel 70%;

  26. Na limpeza e higienização das louças e utensílios de cozinha, utilizamos detergentes próprios, devidamente registrado pela Anvisa, para este tipo de material;

  27. Removemos os objetos de uso tipicamente compartilhado (como revistas e folhetos) de dentro do chalé para evitar a contaminação indireta;

  28. Inspeções diárias são realizadas, pela chefe das camareiras (ou pela gerência da pousada) em todas as unidades habitacionais para garantir que os protocolos de limpeza e higienização sejam seguidos e realizados de modo consistente, conforme manual interno;

    PROTOCOLOS DO CAFÉ DA MANHÃ & SERVIÇO DE FRIGOBAR:

  29. Durante o preparo do café da manhã, os funcionários seguem protocolos de segurança e estão equipados com os equipamentos de proteção individual (EPIs), como avental e máscara facial (cobrindo o nariz e a boca);

  30. O café da manhã é preparado individualmente e servido no quarto em bandejas. A bandeja é coberta com plástico insulfilm e com tela para o transporte da cozinha até a unidade habitacional;

  31. A bandeja é deixada na mesa da varanda do chalé, no horário pré-determinado pelo hóspede e este é avisado que o café da manhã está pronto com um toque na porta do chalé. A camareira não acessa a unidade habitacional onde o hóspede está;

  32. Ao término do café da manhã, solicitamos aos hóspedes que deixem a bandeja na mesa da varanda, que um funcionário passará recolhendo-a;

  33. A higienização das louças e demais utensílios utilizados no preparo do café da manhã é feita com detergentes próprios, devidamente registrados junto à Anvisa;

  34. Durante a pandemia, o serviço de frigobar está suspenso;

  35. Inspeções diárias são realizadas, pela chefe das camareiras (ou pela gerência da pousada) em todas as áreas de preparo e serviço de alimentos para garantir que os métodos de limpeza e higienização sejam seguidos e realizados de modo consistente, conforme manual interno;

    PROTOCOLOS NAS ÁREAS SOCIAIS:

  36. Toda a área zen é higienizada com água e cloro três vezes ao dia, com um cuidado redobrado para os sofás, mesas, cadeiras e espreguiçadeiras. A área zen inclui: área da piscina, área do ofurô, bangalôs relaxantes, redário, lavado social, pomar orgânico e sala de massagem;

  37. Ao fazer a limpeza e higienização das áreas sociais, os funcionários seguem protocolos de segurança e estão equipados com os equipamentos de proteção individual (EPIs), como avental e máscara facial (cobrindo o nariz e a boca);

  38. No lavabo da área social disponibilizamos pia, sabonete líquido e toalha descartável para higienização das mãos;  

  39. Ao lado do painel que marca a temperatura do ofurô, disponibilizamos um dispenser com álcool em gel 70%;

  40. Na entrada da área zen, disponibilizamos placas com orientações de prevenção do Covid-19, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais (cobrindo o nariz e a boca) e o distanciamento social de 1,5 metros entre pessoas que não estejam viajando juntas;

  41. O ofurô aquecido é tratado com ozônio, que comprovadamente tem uma alta eficácia germicida contra uma ampla gama de organismos patogênicos, incluindo bactérias, protozoários e vírus;

  42. As lixeiras da área zen são esvaziadas diariamente. Todas as lixeiras possuem sacos plásticos para evitar que fluídos corpóreos tenham contato com a lixeira;

  43. A piscina é tratada com cloro e utiliza sistema de filtragem convencional. Para maior segurança dos usuários, mantemos o nível de cloro igual ou superior a 0,8 a 3 mg/litro e pH entre 7,2 a 7,8, com monitoramento realizado semanalmente durante a pandemia;

  44. A sala de massagem é limpa regularmente. As massagens são agendadas com antecedência. A toda troca de usuários, é feito: a) troca da roupa de cama da maca, b) higienização com álcool em gel dos utensílios de massagem. Tanto a massagista quanto o hóspede que receberá a massagem devem usar máscara facial (cobrindo o nariz e a boca);

    PROTOCOLOS COM FUNCIONÁRIOS:

  45. A temperatura de cada funcionário é aferida todo início de turno e registrada numa planilha de controle de temperatura dos funcionários durante a pandemia;

  46. Todos os funcionários e colaboradores dos Chalés Santa Catarina são obrigados a usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscara facial e avental, de acordo com cada função a ser desempenhada, fornecidos pela direção;

  47. No check-in, o funcionário deverá utilizar fazer a assepsia das mãos com álcool em gel, usar a máscara facial cobrindo o nariz e a boca e manter distância de 1.5 metros das demais pessoas;

  48. Todo material de contato com o hóspede como: chave do chalé, controle remoto do portão, prancheta, ficha de cadastro, caneta e máquina de cartão de crédito é higienizado com álcool em gel 70% sempre após cada uso;

  49. Recomendamos que os funcionários evitem tocar o rosto, em particular os olhos, a boca e o nariz, pois são locais muito propícios para contágio;

  50. Reforçamos a prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar e jogá-lo no lixo);

  51. Incentivamos que os funcionários lavem as mãos com frequência e a usarem álcool gel sempre que possível;

  52. Recomendamos que os funcionários higienizem com frequência os objetos pessoais (como celulares, óculos, chaves, canetas, carteiras, cartões de crédito, teclados, mouses);

  53. No escritório, recomendamos manter as portas e janelas abertas em tempo integral; fazer reuniões curtas e com poucos participantes e mantendo o distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas; Limpeza especial com pano com água e cloro ou álcool em gel das mesas, teclados e mouses;

  54. Funcionários integrantes dos grupos de risco serão alocados em funções que evite o atendimento ao público;

  55. Funcionários com sintomas gripais serão suspensos do trabalho, devendo se recuperar integralmente em casa antes da volta ao trabalho. Recomendamos ainda que durante o período de recuperação da gripe, que evitem a circulação no comércio local e procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência, caso haja um agravamento dos sintomas;

  56. Um treinamento orientativo com todos os funcionários e colaboradores, objetivando que todos estivessem cientes das regras elencadas acima foi realizado antes da retomada das atividades. E reuniões de alinhamento e correções são feitas sempre que necessário;

  57. Os uniformes da equipe de governança (equipe de higiene e lavanderia) são lavados na nossa lavanderia. Estes funcionários usam o uniforme somente durante o período do expediente;

    PROTOCOLOS GERAIS:

  58. O recebimento de entregas de mercadorias e fornecedores é feito em dia e horário com menor número de hóspedes ou com nenhum hóspede;

  59. Estas normas de segurança e prevenção estão disponíveis em todos os chalés e no nosso webiste;

  60. O Proprietário do estabelecimento é responsável pelo cumprimento das normas vigentes e anuiu ao termo de responsabilidade para o início das atividades.
     

Dúvidas ou maiores informações entre em contato através do telefone & whatsapp (19) 9.9945-7555 ou pelo email: contato@chalessantacatarina.com.br

Desejamos a todos uma excelente estadia!
Lembramos que o bom senso e o respeito mútuo constituem as melhores referências para o convívio com padrões de civilidade.

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