Protocolos de Prevenção do COVID-19
adotados pelos Chalés Santa Catarina

PROTOCOLOS DE PREVENÇÃO DE COVID-19:

Seguimos o manual de boas práticas para a hotelaria na prevenção do COVID-19 elaborado pelo Ministério do Turismo, a Cartilha de Protocolos Preventivos do COVID-19 do município de Socorro e algumas medidas preventivas extras entendidas pela direção dos Chalés Santa Catarina como necessárias para uma maior segurança e conforto de nossos hóspedes, funcionários e cidadãos socorrenses.

        PROTOCOLOS NO CHECK-IN:

  1. O uso de máscara facial (cobrindo o nariz e a boca) é obrigatório nas áreas sociais. Oferecemos máscaras faciais como cortesia aos hóspedes já no check-in, caso tenham esquecido de trazer as suas;

  2. É obrigatório o distanciamento físico de, no mínimo 2 metros, entre as pessoas presentes em nosso estabelecimento e que não estejam viajando juntas;

  3. Reforçamos a prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar e jogá-lo no lixo);

  4. Incentivamos que os hóspedes lavem as mãos com frequência e a usarem álcool gel sempre que possível;

  5. Recomendamos que os hóspedes higienizem com frequência os objetos pessoais (como celulares, óculos, chaves, canetas, carteiras, cartões de crédito, teclados, mouses);

  6. Disponibilizamos 01 (um) frasco de álcool em gel 70% em cada chalé, que pode ser usado pelo hóspede durante a sua permanência conosco;

  7. TAPETE ANTIVÍRUS: Na entrada de cada chalé, disponibilizamos tapete antivírus para a higienização e desinfecção dos sapatos. O produto utilizado é água sanitária ou cloro diluído em água e é reposto diariamente;

  8. Todo material de contato com o hóspede como: chave do chalé, controle remoto do portão, prancheta, ficha de cadastro, caneta e máquina de cartão de crédito é higienizado com álcool em gel 70% sempre após cada uso;

    PROTOCOLOS RECOMENDADOS AOS HÓSPEDES QUANDO DENTRO DO CHALÉ:

  9. Garanta a máxima circulação de ar, deixando ao menos, 01 (uma) porta ou 01 (uma) janela aberta;

  10. Nunca descartar máscaras, luvas ou similares descartáveis juntamente com materiais recicláveis. Recomendamos o descarte das máscaras no lixo do banheiro;

  11. Os serviços de frigobar estão suspensos durante a pandemia;

  12. No caso de usar serviço de delivery de restaurantes, recomendamos utilizar máscara facial durante a interação com o motoboy, higienizar com esponja com água e sabão as sacolas e recipientes entregues antes do consumo, assim como higienizar o cartão de crédito com álcool em gel (caso o tenha utilizado);

    PROTOCOLOS DO SERVIÇO DE ARRUMAÇÃO DIÁRIO DE CADA CHALÉ:

  13. O serviço de arrumação diário somente será feito desde que o hóspede não se encontre no ambiente durante a arrumação. Caso o hóspede prefira que o serviço não seja feito, basta sinalizar com a placa de “não perturbe”;

  14. A limpeza da unidade habitacional deve acontecer com o ambiente ventilado, deixando portas e janelas abertas e ar condicionado desligado;

  15. O lixo do chalé é removido durante o serviço de arrumação diário para evitar acúmulo. Todas as lixeiras possuem sacos plásticos a fim de evitar que fluidos corpóreos tenham contato com a lixeira;

  16. Durante o serviço de arrumação, as toalhas podem ser trocadas diariamente, conforme desejo do hóspede (basta deixá-las no chão). Já a roupa de cama é trocada dia sim, dia não;

  17. Na limpeza, são utilizados desinfetantes para uso geral (normalmente à base de cloro, álcoois, fenóis e quaternário de amônio) devidamente registrados junto à Anvisa;

  18. Na limpeza das louças, utilizamos detergentes próprios para lavagem da louça;

  19. Higienização Sustentável Com Radiação Ultravioleta A 240nm: ao término da arrumação, fazemos um procedimento de Higienização Sustentável, ou seja, sem adição de produtos químicos, com o aparelho Surface UV, que emite radiação ultravioleta a 240nm e possui eficácia de 99,9% contra micro-organismos (vírus, bactérias, fungos e protozoários);

  20. Não há serviço de arrumação de quarto no dia de check-out;

    PROTOCOLOS DE LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DE CADA CHALÉ (UNIDADE HABITACIONAL):

  21. Ao final da estada de um hóspede e antes da entrada do novo hóspede, a limpeza e desinfecção completa da unidade habitacional é realizada, com produtos de higiene específicos e com protocolos de segurança para o funcionário, que estará equipado com os equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, avental e máscara facial (cobrindo o nariz e a boca);

  22. A limpeza da unidade habitacional deve acontecer com o ambiente ventilado, deixando portas e janelas abertas e ar condicionado desligado;

  23. Primeiramente é feito a remoção do enxoval do quarto (roupa de cama e banho). Ao remover a roupa de cama, o profissional deverá retirá-la sem sacudir, enrolando-a no sentido de dentro para fora (dentro: parte em contato com o colchão. Fora: parte em contato com o hóspede), fazendo um “embrulho”). Levar as roupas até a lavanderia e acondicionar em sacos ou containers plásticos de forma a evitar o contato direto. A lavagem e higienização da roupa de cama e de banho é feita com detergentes próprios devidamente registrados pela Anvisa, para este tipo de material;
        
     a.  Caso exista caso suspeito de Covid-19 em alguma unidade habitacional, o enxoval coletado deve ser retirado, identificado e lavado  separadamente do restante imediatamente.

  24. Depois é feita a retirada do lixo. Os resíduos recolhidos no quarto devem ser acondicionados em saco plástico (respeitando 2/3 da capacidade), que deverá ser fechado e levado à lixeira externa;   
          a.  Caso exista caso suspeito de Covid-19 em alguma unidade habitacional, o lixo coletado deve ser ensacado separadamente, identificado e descartado na central de resíduos sólidos do município.

  25. Por fim, inicia-se a limpeza e desinfecção completa da unidade habitacional. Na limpeza, são utilizados desinfetantes para uso geral (normalmente à base de cloro, álcoois, fenóis e quaternário de amônio) devidamente registrados junto à Anvisa. A limpeza das superfícies é feita com pano embebido com água e um dos desinfetantes mencionados acima, de acordo com cada ambiente (se banheiro, cozinha ou quarto) e a secagem é feita com um pano seco e limpo;

  26. Adotamos medidas extras para higienização das superfícies e objetos de toques frequentes como, maçanetas, manoplas, interruptores, amenities, cadeiras, controles remotos e outros, com o uso de álcool em gel 70%;

  27. Na limpeza e higienização das louças e utensílios de cozinha, utilizamos detergentes próprios, devidamente registrado pela Anvisa, para este tipo de material;

  28. Higienização Sustentável Com Radiação Ultravioleta A 240nm: Ao término da limpeza, fazemos um procedimento de Higienização Sustentável, ou seja, sem adição de produtos químicos, com o aparelho Surface UV, que emite radiação ultravioleta a 240nm e possui eficácia de 99,9% contra micro-organismos (vírus, bactérias, fungos e protozoários);

  29. Higienização Sustentável Com Ozônio 10g/h: Como uma precaução extra, após o procedimento com o aparelho Surface UV, fazemos mais um procedimento de Higienização Sustentável, usando o Gerador de Ozônio GTek Purific 10g/h, que faz a higienização avançada de ambientes inteiros, inclusive dos filtros de ar condicionado, sem utilizar produtos químicos e sem deixar resíduos secundários. O ozônio tem uma alta eficácia germicida contra uma ampla gama de organismos patogênicos, incluindo bactérias, ácaros, protozoários e vírus, além de eliminar odores desagradáveis como cheiro de cigarro, comida e mofo. Para obtermos esta sanitização completa, deixamos o gerador de ozônio funcionando por 60 minutos dentro da unidade habitacional toda fechada e com o ar condicionado ligado;

  30. Removemos os objetos de uso tipicamente compartilhado (como revistas e folhetos) de dentro do chalé para evitar a contaminação indireta;

  31. Inspeções diárias são realizadas, pela chefe das camareiras (ou pela direção da pousada) em todas as unidades habitacionais para garantir que os protocolos de limpeza e higienização sejam seguidos e realizados de modo consistente, conforme manual interno;

    PROTOCOLOS DO CAFÉ DA MANHÃ & SERVIÇO DE FRIGOBAR:

  32. Durante o preparo do café da manhã, os funcionários seguem protocolos de segurança e estão equipados com os equipamentos de proteção individual (EPIs), como avental e máscara facial (cobrindo o nariz e a boca);

  33. O café da manhã é preparado individualmente e servido no quarto em bandejas. A bandeja é coberta com plástico insulfilm e com tela para o transporte da cozinha até a unidade habitacional;

  34. HIGIENIZAÇÃO SUSTENTÁVEL COM RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA A 240nm: Em todas as bandejas de café da manhã, antes de serem entregues aos hóspedes na unidade habitacional, é feita uma higienização sustentável, ou seja sem adição de produtos químicos e sem resíduos, com radiação ultravioleta a 240nm, que elimina vírus, bactérias, fungos e protozoários e não danifica os alimentos;

  35. A bandeja é deixada na mesa da varanda do chalé, no horário pré-determinado pelo hóspede e este é avisado que o café da manhã está pronto com um toque na porta do chalé. A camareira não acessa a unidade habitacional onde o hóspede está;

  36. Ao término do café da manhã, solicitamos aos hóspedes que deixem a bandeja na mesa da varanda, que um funcionário passará recolhendo-a;

  37. A higienização das louças e demais utensílios utilizados no preparo do café da manhã é feita com detergentes próprios, devidamente registrados junto à Anvisa;

  38. Durante a pandemia, o serviço de frigobar está suspenso;

  39. Inspeções diárias são realizadas, pela chefe das camareiras (ou pela direção da pousada) em todas as áreas de preparo e serviço de alimentos para garantir que os métodos de limpeza e higienização sejam seguidos e realizados de modo consistente, conforme manual interno;

    PROTOCOLOS NAS ÁREAS SOCIAIS:

  40. Toda a área zen é higienizada com água e cloro duas vezes ao dia, com um cuidado redobrado para os sofás, mesas, cadeiras e espreguiçadeiras. A área zen inclui: área da piscina, área do ofurô, bangalôs relaxantes, redário, lavado social, pomar orgânico e sala de massagem;

  41. Ao fazer a limpeza e higienização das áreas sociais, os funcionários seguem protocolos de segurança e estão equipados com os equipamentos de proteção individual (EPIs), como avental e máscara facial (cobrindo o nariz e a boca);

  42. No lavabo da área social disponibilizamos pia, sabonete líquido e toalha descartável para higienização das mãos;  

  43. Ao lado do painel que marca a temperatura do ofurô, disponibilizamos um dispenser com álcool em gel 70%;

  44. Na entrada da área zen, disponibilizamos placas com orientações de prevenção do Covid-19, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais (cobrindo o nariz e a boca) e o distanciamento social de 2 metros entre pessoas que não estejam viajando juntas;

  45. O ofurô aquecido é tratado com ozônio, que comprovadamente tem uma alta eficácia germicida contra uma ampla gama de organismos patogênicos, incluindo bactérias, protozoários e vírus;

  46. As lixeiras da área zen são esvaziadas diariamente. Todas as lixeiras possuem sacos plásticos para evitar que fluídos corpóreos tenham contato com a lixeira;

  47. A piscina é tratada com cloro e utiliza sistema de filtragem convencional. Para maior segurança dos usuários, mantemos o nível de cloro igual ou superior a 0,8 a 3 mg/litro e pH entre 7,2 a 7,8, com monitoramento realizado diariamente durante a pandemia;

  48. A sala de massagem é limpa regularmente. As massagens são agendadas com antecedência. A toda troca de usuários, é feito: a) troca da roupa de cama da maca, b) higienização com álcool em gel dos utensílios de massagem. Tanto a massagista quanto o hóspede que receberá a massagem devem usar máscara facial (cobrindo o nariz e a boca);

    PROTOCOLOS COM FUNCIONÁRIOS:

  49. A temperatura de cada funcionário é aferida todo início de turno e registrada numa planilha de controle de temperatura dos funcionários durante a pandemia;

  50. Todos os funcionários e colaboradores dos Chalés Santa Catarina são obrigados a usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscara facial, óculos de proteção e avental, de acordo com cada função a ser desempenhada, fornecidos pela direção;

  51. No check-in, o funcionário deverá utilizar fazer a assepsia das mãos com álcool em gel, usar a máscara facial cobrindo o nariz e a boca e manter distância de 2 metros das demais pessoas;

  52. Todo material de contato com o hóspede como: chave do chalé, controle remoto do portão, prancheta, ficha de cadastro, caneta e máquina de cartão de crédito é higienizado com álcool em gel 70% sempre após cada uso;

  53. Recomendamos que os funcionários evitem tocar o rosto, em particular os olhos, a boca e o nariz, pois são locais muito propícios para contágio;

  54. Reforçamos a prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar e jogá-lo no lixo);

  55. Incentivamos que os funcionários lavem as mãos com frequência e a usarem álcool gel sempre que possível;

  56. Recomendamos que os funcionários higienizem com frequência os objetos pessoais (como celulares, óculos, chaves, canetas, carteiras, cartões de crédito, teclados, mouses);

  57. No escritório, recomendamos manter as portas e janelas abertas em tempo integral; fazer reuniões curtas e com poucos participantes e mantendo o distanciamento de 2 metros entre as pessoas; Limpeza especial com pano com água e cloro ou álcool em gel das mesas, teclados e mouses;

  58. Funcionários integrantes dos grupos de risco serão alocados em funções que evite o atendimento ao público;

  59. Funcionários com sintomas gripais serão suspensos do trabalho, devendo se recuperar integralmente em casa antes da volta ao trabalho. Recomendamos ainda que durante o período de recuperação da gripe, que evitem a circulação no comércio local e procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência, caso haja um agravamento dos sintomas;

  60. Um treinamento orientativo com todos os funcionários e colaboradores, objetivando que todos estivessem cientes das regras elencadas acima foi realizado antes da retomada das atividades. E reuniões de alinhamento e correções são feitas sempre que necessário;

  61. Os uniformes da equipe de governança (equipe de higiene e lavanderia) são lavados na nossa lavanderia. Estes funcionários usam o uniforme somente durante o período do expediente;

    PROTOCOLOS GERAIS:

  62. O recebimento de entregas de mercadorias e fornecedores é feito em dia e horário com menor número de hóspedes ou com nenhum hóspede;

  63. Estas normas de segurança e prevenção estão disponíveis em todos os chalés e no nosso webiste;

  64. O Proprietário do estabelecimento é responsável pelo cumprimento das normas vigentes e anuiu ao termo de responsabilidade para o início das atividades.
     

Dúvidas ou maiores informações entre em contato através do telefone & whatsapp (19) 9.9945-7555 ou pelo email: contato@chalessantacatarina.com.br

Desejamos a todos uma excelente estadia!
Lembramos que o bom senso e o respeito mútuo constituem as melhores referências para o convívio com padrões de civilidade.

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(19) 9.9945-7555   

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INFORMAÇÕES

Check-in: 16:00

Check-out: 14:00

Atenção: Nos check-ins a partir das 22:00, pedimos que nos comunique com antecedência para que possamos providenciar um plantonista para recebê-los.

DISTÂNCIAS

ORIGEM

DISTÂNCIA

TEMPO

Campinas

114KM

1h45

São Paulo

135KM

2h00

S. J. dos Campos

156KM

2h15

Santos

207KM

3h30

Ribeirão Preto

260KM

3h45

ONDE ESTAMOS

Caminho Turístico do Rio do Peixe, km 1,5 – Socorro  – SP

E-mail: contato@chalessantacatarina.com.br

Reservas/Whatsapp

(19) 9.9945-7555

Central de Reservas:

Segunda a sexta: das 9h às 19h

Sábados e domingos: das 10h às 15h

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